UNIMONTES PARA POR CONTA DE BAIXO SALÁRIO

UNIMONTES PARA POR CONTA DE BAIXO SALÁRIO

O ao letivo nem começou e os servidores da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) estão novamente em greve, na repetitiva e…

More...
HORÁRIO DE VERÃO ACABA NO SÁBADO

HORÁRIO DE VERÃO ACABA NO SÁBADO

Chega ao fim à meia-noite do próximo sábado (17) o horário de verão em vigor desde outubro passado, quando os…

More...
PROVEDOR REGIONAL PUXA AVANÇO DA BANDA LARGA

PROVEDOR REGIONAL PUXA AVANÇO DA BANDA LARGA

A Agência Nacional de Telecomunicações divulgou comunicado nesta segunda-feira (29) com a informação de que foram adicionados ao sistema 1,91…

More...
TELEFONE FIXO A CAMINHO DO MUSEU

TELEFONE FIXO A CAMINHO DO MUSEU

Crise e mobilidade leva país a perder 1,2 milhão de linhas de telefone fixo  em 2017 [Com Agência Brasil] -…

More...
 PREFEITOS EM PÉ DE GUERRA COM PIMENTEL

PREFEITOS EM PÉ DE GUERRA COM PIMENTEL

O governador de Minas, Fernando Pimentel, vai lidando como pode com a insatisfação dos prefeitos após a repetição dos atrasos…

More...
APÓS NOVO W.O DE QUINQUINHA, COMISSÃO PROCESSANTE ENCERRA FASE DE INSTRUÇÃO

APÓS NOVO W.O DE QUINQUINHA, COMISSÃO PROCESSANTE ENCERRA FASE DE INSTRUÇÃO

Prefeito tem prazo de cinco dias para apresentar alegações finais, mas recusa em prestar depoimento indica que optou por judicializar…

More...
NA DEFESA, QUINQUINHA PARTE PARA O ATAQUE

NA DEFESA, QUINQUINHA PARTE PARA O ATAQUE

Prefeito alega fraude em votação e suspeição de vereadora entre argumentos para barrar denúncia de improbidade  Volumes com as cerca…

More...
Frontpage Slideshow | Copyright © 2006-2012 JoomlaWorks Ltd.
Imprimir

OLHA O PASSARINHO...

No 23 Março 2015.

Fotógrafo do Norte de Minas alcança a marca de 2,5 mil aves classificadas cientificamente

O fotógrafo Manoel Freitas classificou no último sábado (21) a ave número 2.500 na maior enciclopédia eletrônica do gênero do país, a wikiaves.com.br, seguramente uma das mais importantes do mundo, em face à riqueza de nossa avifauna. Desse rol, 215 são espécies distintas, todas do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha. A conqusta é resultado de cinco anos de trabalho de campo, principalmente no Parque Estadual da Mata Seca, no município de Manga. 

E, tão relevante quanto o número é a regularidade: são postadas fotos atuais, no início – para atender as normas da enciclopédia - no máximo cinco por dia e, depois de promovido à categoria Sênior, 10 imagens. “Mais que talento ou recurso do equipamento”, segundo o ex-chefe de redação das rádios Terra e Sociedade e ex-editor do Jornal do Norte, todos em Montes Claros, e “o esforço para entender a linguagem das matas”.

Freitas explica que número de espécie é significativo em se tratando de regiões específicas, “sobretudo se levado em conta que o Brasil é o terceiro em biodiversidade em avifauna do planeta, mas o segundo em extinção de espécies”. Destaca, ainda, que mais de 40 registros são ou foram os primeiros no Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha. “Alguns, como a águia-pescadora, além de ser o primeiro, assinamos mais 10 retratos, de indivíduos e épocas distintas”.

[As informações deste texto são de responsabilidade dos seus autores]

 

 

Adicionar comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Entre os termos de uso do espaço para comentários estão a restrição a comentários racistas, misóginos e homofóbicos, além de xingamentos e apologias ao uso de drogas ilícitas, crimes inafiançáveis ou proselitismo partidário. Os comentários serão moderados ou recusados para evitar excessos.


Código de segurança
Atualizar