logo 20182

MORRE O EX-DEPUTADO ADELINO PEREIRA DIAS

Ligado .

[COM BLOG DO OLIVEIRA JÚNIOR] – O ex-deputado estadual e ex-prefeito de Janaúba Adelino Pereira Dias morreu no final da manhã desta segunda-feira (7), aos 80 anos, vítima de complicações de um câncer. O velório do ex-prefeito acontece durante a tarde e noite desta segunda-feira. O sepultamento está previsto para terça-feira, dia 8, às 10h00, no cemitério da Saudade, no bairro de mesmo nome, em Janaúba.

Mineiro de Salinas, Adelino Dias fez carreira política em Janaúba, com várias contribuições para o desenvolvimento do município. Uma delas foi a instalação da energia elétrica no período em que foi prefeito (1973 a 76) e a implantação da estação de tratamento de água de Janaúba, durante seu mandato de deputado estadual (1987 a 1990).

Adelino foi correligionário do ex-prefeito de Manga Haroldo Lima Bandeira ao longo do seu único mandato. De certa forma, ele também contribuiu, ao lado, entre outros, do ex-deputado Cleuber Brandão Carneiro, de Januária, para romper a hegemonia dos políticos de Montes Claros no mando político regional, ao descentralizar a representação norte-mineira na Assembleia Legislativa. No que também abriu caminho para outros mandatos de políticos gorutubanos, casos de Aldimar Dimas Rodrigues (PMDB) e o casal Elbe Brandão e Luiz Henrique Maia, ambos do PSDB.

O presidente da Câmara Municipal de Janaúba, vereador Sérgio Henrique Coelho, cancelou a reunião ordinária que aconteceria nesta segunda-feira, dia 7, em virtude do falecimento do ex-prefeito, e, além disso, cedeu o plenário principal para o velório do corpo do ex-deputado Adelino. O prefeito Yuji Yamada decretou luto oficial no município de Janaúba por três dias diante da morte do ex-prefeito Adelino Pereira Dias.

A vida de Adelino coincide com boa pare da história de Janaúba, em especial na contribuição no campo da agropecuária, atividade para a qual era ardoroso defensor das potencialidades na região de Janaúba. Criador de gado, o ex-deputado foi um dos autênticos defensores da valorização do rebanho bovino, tendo atuado pela criação e implantação do parque de exposições e pela instalação do frigorífico na cidade.

Benefícios

Há 39 anos, no início do ano de 1976, abriu-se para Janaúba uma grande oportunidade. O DER (Departamento de Estradas de Rodagem), anunciou a instalação de residência na região. Ao perceber a oportunidade, o ex-prefeito atuou para levar a sub-sede para Janaúba, ao antever a contribuição que ela traria para o município. Com o auxílio de um engenheiro, indicado pelo DER, foi feita a análise sobre qual seria o melhor ponto de localização para a implantação deste órgão.

Em entrevista ao 'Jornal da Serra Geral', no ano de 2007, Adelino mostrava sua preocupação com o fato da arrecadação local ter crescido, mas que isso não era revertido em benefícios para a população. “Na minha época realizamos muitas obras com recursos do município. Hoje o município tem arrecadação de milhões de reais por ano e fico admirado por não ver planejamento a ser executado para realização de obras que corresponderiam para o bem-estar dos munícipes”, comentava.

Comentários  
+1 # Milton Barbosa Lima 09-12-2015 02:58
Meus sentimentos a todos os familiares e o agradecimento ao senhor Adelino, por todos os serviços prestados a nossa região.
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Pedrina 18-03-2021 14:32
A família agradece o reconhecimento.
Responder | Responder com citação | Citar
Adicionar comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Entre os termos de uso do espaço para comentários estão a restrição a comentários racistas, misóginos e homofóbicos, além de xingamentos e apologias ao uso de drogas ilícitas, crimes inafiançáveis ou proselitismo partidário. Os comentários serão moderados ou recusados para evitar excessos.


Código de segurança
Atualizar