AÉCIO VIROU A GENI DO TUCANATO

AÉCIO VIROU A GENI DO TUCANATO

Todo o PSDB, com exceção talvez, e mal contida, da secção mineira da sigla, sabe que o senador Aécio Neves…

More...
PERDOAI-OS, MESMO SABENDO O QUE QUEREM

PERDOAI-OS, MESMO SABENDO O QUE QUEREM

Magnânimos por conveniência, Lula e Dilma dizem perdoar seus desafetos; mas quem os perdoará pelos seus muitos erros A militância…

More...
O JUS SPERNEANDI DE QUINQUINHA

O JUS SPERNEANDI DE QUINQUINHA

Prefeito entrega defesa prévia à Câmara, que tem agora 10 dias para arquivar ou levar acusação de improbidade adiante  Quinquinha…

More...
AMIGOS-SECRETOS E OUTRAS PIADAS

AMIGOS-SECRETOS E OUTRAS PIADAS

Líder da oposição nega ter ligado para prefeito com promessa de que votaria pelo arquivamento de investigação O prefeito de…

More...
DEMOROU, MAS ERA DIA

DEMOROU, MAS ERA DIA

Câmara de Manga aceita denúncia e Quinquinha pode ser cassado por improbidade administrativa  Imagem: Clever Inácio - www.norticias.com.br        …

More...
FALTOU PANO PRA MANGA?

FALTOU PANO PRA MANGA?

Oposição alivia para Quinquinha, o ímprobo, e Luiz do Foguete vê o cavalo para o poder passar arreado A primeira…

More...
IMPROBIDADES RECORRENTES 2

IMPROBIDADES RECORRENTES 2

Prefeito de Manga dispensa de licitação escritório que atuou na campanha eleitoral para livrá-lo da inexigibilidade O prefeito de Manga,…

More...
QUINQUINHA TEM DUAS NOVAS CONDENAÇÕES POR IMPROBIDADE

QUINQUINHA TEM DUAS NOVAS CONDENAÇÕES POR IMPROBIDADE

Numa única sentença, juiz decreta duas novas perdas do cargo para prefeito de Manga >> Dispensa de licitação em contratos…

More...
Frontpage Slideshow | Copyright © 2006-2012 JoomlaWorks Ltd.
Imprimir

BR-135: COMÍCIO DE ARLEN TERMINA EM FIASCO

No 23 Junho 2017.

Paulo Guedes reage à tentativa de adversários em assumir paternidade do asfalto entre Montalvânia e Monte Rei 


O risco negro do asfalto corta o sertão e vira motivo de disputa entre políticos. Homem observa, solitário, fala de Arlen Santiago durante comício para 'inauguração' do asfalto em Montalvânia

Os deputados Arlen Santiago (estadual) e Zé Silva (federal) não foram muito felizes ao tentar botar seus bois para pastarem no capim guiné da pavimentação da BR-135, iniciada em 2010 e ainda sem conclusão. Falta pavimentar o subtrecho entre Manga/Itacarambi. A falência do Estado brasileiro fez minguar as inaugurações de obras públicas por todo do lado e agora os políticos disputam, como urubus na carniça, as oportunidades escassas de fazer proselitismo junto aos seus eleitores.

O Brasil é, a bem da verdade, um cemitério de obras paradas, pela simples razão de que não há dinheiro para nada. O país é também esse deserto de decência, pelos motivos que o noticiário expõe todo santo dia. É total a descrença da população com as suas lideranças, mas parece que os políticos ainda não entedram o recado: insistem em pousar como os benfeitores do dinheiro suado arrecadado com os impostos de uma das cargas tributárias mais altas do mundo.  

A inauguração do subtrecho da BR-135 entre Montalvânia e o distrito de Monte Rei, no extremo norte-mineiro, com extensão de 18,4 quilômetros, virou motivo de disputa entre os atuais deputados, alguns de inexpressiva representatividade naquela microrregião, desde sempre esquecida pelo poder público. Os deputados estaduais Arlen Santiago (PTB) e Paulo Guedes (PT), além do federal José Silva (Solidariedade), disputam a paternidade da obra. 

Arlen e Zé Silva montaram palanque no final da quinta-feira (22) para ‘inaugurar’ o asfalto entre Montalvânia e Monte Rei, obra autorizada ainda no governo do então presidente Lula, em junho de 2010, pelo ministro dos Transportes do turno Luiz Sérgio Passos. O comício de Arlen Santiago foi um fiasco total. Menos de 100 pessoas compareceram ao evento, anunciado à exaustão em carros de som pelas ruas da cidade e nas redes sociais.

Os deputados tinham planejado colocar a placa com a inauguração da obra, mas desistiram depois que o Departamento de Infraestrutura de Transportes (Dnit), resolveu não enviar representante para participar do ato político.   

Esperada há décadas, a pavimentação da BR-135 só começou a virar realidade depois que o então ministro Passos fez visita relâmpago à região para assinar as ordens de serviços para a pavimentação de três subtrechos da rodovia, um deles foi esse que a dupla Zé Silva e Arlen ‘inauguraram’ esta semana. Naquela ocasião, a visita do ministro foi ciceroneada pelo então deputado federal Virgílio Guimarães e o ainda deputado estadual Paulo Guedes, ambos petistas. 

Era o auge do chamado lulopetismo, com suas promessas de transformar o país, e o Norte de Minas junto, na terra prometida, onde abundaria leite e mel e, com um pouco de sorte, pedaços de asfalto para livrar o sofrido povo sertanejo da convivência secular com a poeira e a lama durantes suas andanças pelas estradas daquele pedaço dessa Minas profunda e abandonada.

 Asfalto da BR-135, ainda inconcluso no trecho Manga-Itacarambi, é alvo de disputa entre Zé Silva, Arlen e Paulo Guedes: filho bonito tem muitos pais  

Por que o comício de Arlen e Zé Silva foi um fiasco é uma questão em aberto. O fato é que foi. Segundo uma fonte próxima o prefeito de Manga Santiago, Joaquim de Oliveira, o Quinquinha do Posto Shell (PPS), aliado de primeira hora de Arlen Santiago, arranjou uma desculpa para deixar Montalvânia mais cedo e sem discursar. Temia ser fotografado no trio elétrico sem plateia para assistir a falação dos deputados e quejandos.     

Pode ser que o povo não suporte mais a cara de pau dos políticos. O deputado Paulo Guedes avalia que o boicote da população de Montalvânia foi um reconhecimento do seu trabalho em favor da estrada, mas vai saber. Guedes precisa fazer sua 'inauguração' particular para mostrar se leva mais gente à praça. O petista reagiu à investida de Arlen e Zé Silva com comunicado publicado nas redes sociais.

Guedes chamou de ‘oportunista’ os deputados Arlen e Zé Silva, aliados do senador afastado Aécio Neves, que, naturalmente, não plantaram o capim em que agora colocam os burros da sua propaganda enganosa para pastar. O PSDB de Aécio, a quem os dois são conhecidos serviçais, ficou no Palácio Liberdade por 11 anos e não e tem notícia do trabalho de ambos em favor da BR-135. Se não agem com o espírito da provocação, certamente queriam demonstrar que os são os novos donos do curral eleitoral do extremo Norte de Minas.   

É do jogo da política requerer o DNA do filho bonito. Paulo Guedes paga o preço da leniência dos governos do seu partido, que deixaram essa e outras tantas obras pela metade do caminho. Sem falar da incompetência que levou a ex-presidente Dilma Rousseff para o cadafalso do golpe parlamentar, por absoluta falta de tato e jogo de cintura, que agora seu sucessor Michel Temer usa e abusa para jogar o país em merda pior do que já nos encontramos todos.

Na sua nota, Guedes lembra que a ‘sua luta’ pelo asfalto da BR-135 começou há quase 20 anos, quando eu ainda era vereador da cidade de Manga. “Nossa busca pela realização desse sonho não teve tréguas. Juntamente com o ex-deputado Virgílio Guimarães, organizamos protestos, mobilizamos vereadores, prefeitos, ministros e presidentes; foram inúmeras idas a Brasília e incontáveis reuniões para conseguir os recursos e vencer a burocracia que nos desafiava o tempo inteiro, escreveu o petista.

Guedes se diz surpreso com a atitude dos deputados Arlen Santiago e Zé Silva, que nunca batalharam pela obra e agora, e que agora vão à região para dizer que são os responsáveis pela chegada do asfalto. “Arlen sempre torceu contra e o segundo sequer era deputado quando a obra foi autorizada. Sem nada para mostrar à população, montam uma suposta inauguração sem qualquer autorização do Dnit, antes mesmo da empresa ter concluído os trabalhos”, denuncia o petista.

"Não importa a cor do gato'

Os dois primeiros trechos da BR-135 na região, Manga a Monte Rei e Montalvânia até a divisa com a Bahia, foram concluídos em 2012, ainda durante o governo de Dilma Rousseff. Já o subtrecho Monte Rei-Montalvânia teve a obra interrompida no final de 2011, após a empresa vencedora da licitação ter quebrado e deixado o canteiro de obras. Guedes diz que continuou na luta pela retomada do asfalto e teria conseguido, em novembro de 2014, três anos depois, durante o governo da presidenta Dilma, a contratação de uma nova empresa, o que possibilitou a conclusão da obra.

O deputado petista promete participar da ‘inauguração verdadeira’ do asfalto, assim que o Dnit der a obra como finalizada. “Vamos comemorar e reconhecer o trabalho de todos aqueles que realmente lutaram pela BR-135”, diz. 

Ainda sobre a paternidade da BR-135 entre Itacarambi e a divisa com a Bahia é preciso fazer justiça com o vice-presidente nos dois mandatos de Lula, o norte-mineiro José de Alencar, morto em 2011. Partiu dele o gesto concreto de chamar o grupamento de engenharia do Exército para tirar as amarras que atrasavam o projeto, durante passagem como interino pela Presidência da República.

Pragmático, Zé de Alencar costumava dizer que não importa a cordo do gato, o que interessa é se ele consegue caçar o rato. Vale para Arlen Santiago e Zé Silva.

A dupla têm ainda uma de aparecer bem na foto dos políticos que brigaram pelo asfalto. Há ainda 30 quilômetros de poeira e lama na BR-135 no trecho entre Manga e o povoado de Rancharia. Que tal a dupla correr atrás do prejuízo e consegui a retomada da obra, antes que o periclitante governo Temer vire cinzas e apareçam novos donos para esse do atraso em que se torno o extremo Norte de Minas?   

Comentários  

0 #19 Marcos 30-06-2017 09:13
Quem é de Manga e região sabe muito bem do compromisso do Dep Paulo Guedes para com as Estradas e com toda nossa Região! Por isso falo e digo meu voto é de Paulo Guedes!
Citar
-1 #18 Bruno Castro 28-06-2017 13:38
Os 20 anos tentando trazer essa obra, só demonstra o que todos sabem: o PT é incompetente. Com apenas 1 ano de mudança de governo já trouxe muito mais do que o coitado do PT.



++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

COMENTÁRIO MODERADO PARA SE ENQUADRAR ÀS NORMAS DE PARTICIPAÇÃO:

"Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Entre os termos de uso do espaço para comentários estão a restrição a comentários racistas, misóginos e homofóbicos, além de xingamentos e apologias ao uso de drogas ilícitas, crimes inafiançáveis ou proselitismo partidário. Os comentários serão moderados ou recusados para evitar excessos".
Citar
+2 #17 Wagner Madson Carnei 26-06-2017 12:32
NAO DEVEMOS DAR MERITO A DEPUTADO NENHUM, PORQUE ELES RECEBEM PARA ISTO, NAO ESTAO GASTANDO INVESTINDO DINHEIRO NENHUM DO BOLSO DELES, O DINHEIRO DAS OBRAS E INCLUSIVE SALARIO DOS DEPUTADOS SAEM DE NOSSOS BOLSOS, PORTANTO DEVEMOS PARA DE VANGLORIAR QUEM APENAS TA CUMPRINDO COM A OBRIGAÇAO!
Citar
+1 #16 Joaquim 24-06-2017 22:04
Paulo Guedes e aquele que se quer conseguiu reeleger o irmão, perdeu jogando em casa??? Esse tem moral o povo reconhece tanto seu trabalho que se quer teve força de ganhar uma eleição numa pequenina cidade!!!
Citar
-2 #15 Anália Charliane Oli 23-06-2017 19:13
É como eu digo: o povo SABE o povo VÊ e ademais tem memória o suficiente para demonstrar tamanha insatisfação aos que querem se vangloriar com luta alheia. Luta esta que o deputado Paulo Guedes vem enfrentando desde o início e é verdadeiramente quem merece todo o reconhecimento pelo seu trabalho árduo!
Citar
-2 #14 Teanynne 23-06-2017 18:57
O deputado Paulo Guedes, mais uma vez, demonstrou o resultado de sua constante luta pelo Norte de Minas...O seu compromisso é com o povo!!!! É Lastimável o fato de outros parlamentares quererem pegar carona em resultados alcançados pelo Leão do Norte, Paulo Guedes!
Citar
-1 #13 Jose Raimundo gomes 23-06-2017 18:51
Parabens Paulo guedes vc merece aplausos esta luta e sua desde quando era vereador em manga e tambem de virgilio guimaraes o povo sabe a verdade
Citar
-1 #12 Tati 23-06-2017 18:16
Isso prova que a população reconhece o trabalho e esforço do deputado Paulo Guedes, pois, foi ele quem de fato foi quem realmente lutou pela concretização dessa obra.
Citar
0 #11 Priscila Lopes 23-06-2017 18:15
Vi pessoas dizendo que não tem nada a ver esse negócio de querer saber quem veio primeiro,se o ovo ou a galinha. Ah, mas não é não, dai a César o que é de César! Quem conhece o deputado Paulo Guedes sabe o quão grande foi sua luta para que esta obra esteja sendo concluída. A luta do deputado começou desde quando era vereador em Manga, sem o esforço e empenho do deputado Paulo Guedes essa linda estrada para benefício de toda região não teria acontecido.
Mais que justo reconhecer o mérito do Deputado Paulo Guedes para conclusão desta obra.
Citar
+1 #10 Adão Aguiar 23-06-2017 18:08
Foi um fiasco devido à falta de autoridade junto à população. Esses figurões estão há séculos como deputados e o norte de Minas nem era lembrado.
Com Paulo Guedes a história mudou e o dia que ele convidar aquele lugar vai ser pequeno, porque ele sim sabe e entende a língua do povo. Avante PG
Citar

Adicionar comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Entre os termos de uso do espaço para comentários estão a restrição a comentários racistas, misóginos e homofóbicos, além de xingamentos e apologias ao uso de drogas ilícitas, crimes inafiançáveis ou proselitismo partidário. Os comentários serão moderados ou recusados para evitar excessos.


Código de segurança
Atualizar