AÉCIO VIROU A GENI DO TUCANATO

AÉCIO VIROU A GENI DO TUCANATO

Todo o PSDB, com exceção talvez, e mal contida, da secção mineira da sigla, sabe que o senador Aécio Neves…

More...
PERDOAI-OS, MESMO SABENDO O QUE QUEREM

PERDOAI-OS, MESMO SABENDO O QUE QUEREM

Magnânimos por conveniência, Lula e Dilma dizem perdoar seus desafetos; mas quem os perdoará pelos seus muitos erros A militância…

More...
O JUS SPERNEANDI DE QUINQUINHA

O JUS SPERNEANDI DE QUINQUINHA

Prefeito entrega defesa prévia à Câmara, que tem agora 10 dias para arquivar ou levar acusação de improbidade adiante  Quinquinha…

More...
AMIGOS-SECRETOS E OUTRAS PIADAS

AMIGOS-SECRETOS E OUTRAS PIADAS

Líder da oposição nega ter ligado para prefeito com promessa de que votaria pelo arquivamento de investigação O prefeito de…

More...
DEMOROU, MAS ERA DIA

DEMOROU, MAS ERA DIA

Câmara de Manga aceita denúncia e Quinquinha pode ser cassado por improbidade administrativa  Imagem: Clever Inácio - www.norticias.com.br        …

More...
FALTOU PANO PRA MANGA?

FALTOU PANO PRA MANGA?

Oposição alivia para Quinquinha, o ímprobo, e Luiz do Foguete vê o cavalo para o poder passar arreado A primeira…

More...
IMPROBIDADES RECORRENTES 2

IMPROBIDADES RECORRENTES 2

Prefeito de Manga dispensa de licitação escritório que atuou na campanha eleitoral para livrá-lo da inexigibilidade O prefeito de Manga,…

More...
QUINQUINHA TEM DUAS NOVAS CONDENAÇÕES POR IMPROBIDADE

QUINQUINHA TEM DUAS NOVAS CONDENAÇÕES POR IMPROBIDADE

Numa única sentença, juiz decreta duas novas perdas do cargo para prefeito de Manga >> Dispensa de licitação em contratos…

More...
Frontpage Slideshow | Copyright © 2006-2012 JoomlaWorks Ltd.
Imprimir

EDMÁRCIO DÁ CARTÃO VERMELHO PARA ARLEN

No 22 Julho 2017.

Crise leva prefeito de Matias a migrar apoio para Tadeu Martins, em busca de abrigo no guarda-chuva do governo estadual

O deputado estadual Arlen Santiago (PTB) é o único da bancada norte-mineira na Assembleia Legislativa de Minas a contar com a vantagem comparativa de ter um avião para chamar de seu. Ainda assim, começa a sentir na pele o peso de voar baixo na planície dos oposicionistas ao governo estadual. O prefeito de Matias Cardoso, Edmárcio Souza Leal, o Edmárcio da Sisan (PSC), rompeu, há alguns dias, o acordo político que mantinha com Arlen desde 2010. Vai transferir seu apoio para o também deputado estadual Luiz Tadeu Martins, o Tadeuzinho (PMDB). Arlen ainda tenta demover o correligionário, mas o sapo não pula por boniteza, muito mais por precisão - como já dizia Guimarães Rosa. 

Pragmatismo

Uma reunião recente entre Edmárcio e vereadores da sua base aliada definiu a mudança. Basicamente, o movimento do prefeito de Matias reflete sua premente necessidade de se abrigar no juazeiro bom de sombra do governo estadual, hoje em mãos do petista Fernando Pimentel, de quem Tadeu Martins é aliado. Edmárcio é um dos primeiros, mas certamente não será o único a fazer o cálculo pragmático e chegar à conclusão que precisa mais do que promessas vazias para enfrentar as vicissitudes do atual mandato.

Diário Oficial

Eleito por cinco mandatos consecutivos, Arlen terá em 2018 sua primeira tentativa de enfrentar a dureza de uma reeleição sem o manto protetor do Palácio Tiradentes. Aliado histórico do combalido Aécio Neves, o médico Arlen fez carreira política com a estratégia de atuar como uma espécie de despachante dos prefeitos da região em Belo Horizonte.

Durante os mandatos de Aécio Neves e Antonio Anastasia no comando de Minas, a assessoria do deputado se especializou em abrir todos os dias o Diário Oficial à cata de decisões de governo simpática aos municípios, que eram informadas no mesmo dia a prefeitos e vereadores, por via ofício. Estratégia era reforçada com a destinação de emendas parlamentares a prefeitos aliados.

Arlen não tem mais acesso privilegiado à cozinha do governo mineiro como outrora, mas conta com o diferencial dos milionários de poder estar em muitos lugares quase ao mesmo tempo no lombo do seu helicóptero Águia Prateada. É raro o dia em que ele não posta nas redes sociais uma imagem de suas reuniões com lideranças políticas e comunitárias dos grotões do Norte de Minas. O deputado é quase um onipresente, mas uma fonte ligada a um prefeito diz que adiante pouco fazer descida triunfal se o deputado chega de 'mãos vazias e muita conversa mole'. 

Normalmente são reuniões com poucas pessoas, nada das pequenas multidões como aquelas que a turma aliada do governo faz em suas incursões pelos mesmos grotões - esforço facilitado pela distribuição de chaves de ambulâncias, viaturas policiais, caminhões coletores de lixo e outros mimos para prefeitos em petição de miséria. O prefeito de Matias Cardoso mantém a parceria com o deputado federal Gabriel Guimarães (PT), pelos mesmos e óbvios motivos. Com a possível saída do deputado estadual Paulo Guedes para a disputar o cargo de deputado federal, Gabriel e Tadeu Martins farão dobradinha na região no ano que vem. É nesse movimento que Edmárcio se prepara para embarcar.          

Comentários  

0 #1 Moises 25-07-2017 20:49
Deputado paraquedista! Vai ter em Manga o reconhecimento merecido, tanto ele como o seu aliado prefeito, agora condenado pela justiça, e que hoje não nos representa mais! Fora Quinquinha! e Arley Santiago!


COMENTÁRIO MODERADO PARA HIGIENIZAÇÃO
Citar

Adicionar comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Entre os termos de uso do espaço para comentários estão a restrição a comentários racistas, misóginos e homofóbicos, além de xingamentos e apologias ao uso de drogas ilícitas, crimes inafiançáveis ou proselitismo partidário. Os comentários serão moderados ou recusados para evitar excessos.


Código de segurança
Atualizar