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O DINHEIRO DA PONTE

No 22 Setembro 2017.

A previsão de investimento anunciada por Fernando Pimentel para a construção de ponte sobre o Rio São Francisco na rodovia MG-402, na altura da ligação os municípios de São Francisco e Pintópolis, é de R$ 105 milhões e não de R$ 51 milhões que apontei aqui em texto sobre o assunto, em primeira mão, no texto de véspera da viagem da comitiva do governador ao Norte de Minas. O valor anterior era mera estimativa do custo da construção da ponte aina na fase pré-projeto. Se ficar nisso, já estará de bom tamanho.

No Brasil, como é de conhecimento até das piabas que por enquanto ainda vicejam no fundo do Velho Chico, previsões de gastos para obras públicas não tem valor de face – invariavelmente, elas sobem entre a concepção do projeto e a finalização do empreendimento. Isso, quando eles são concluídos. No caso da ponte sobre o São Francisco a urgência pela conclusão da obra conta ainda com outro imperativo de urgência: se demorar, será desnecessária. Daqui a pouco será possível atravessar o leito do rio a pé em boa parte do ano, caso persista o atual regime da falta de chuvas.

Estranha no ninho

A deputada federal Raquel Muniz (caso não tenha mudado de partido como muda de vestidos, ainda é do PSD) apareceu no ato de pré-campanha do governador Pimentel em São Francisco, na terça-feira. No dia seguinte, seu jornal estampava curiosa manchete em que se sugeria que a deputada era a madrinha da ponte entre Pintópolis e São Francisco. A deputada do inesquecível ‘sim, sim, sim’ pelo impeachment da esquecida ex-presidente Dilma Rousseff parece ter entrado numa luta de vale tudo em busca da sua complicada reeleição a um segundo mandato. Menos, Raquel. Menos.

E a ponte entre Manga e Matias Cardoso?

Quem também tenta tirar uma casquinha com o anúncio da construção da Ponte em São Francisco é o deputado estadual Paulo Guedes. No caso dele, com mais justeza entre o ato e o propósito, afinal é o seu governo quem anuncia a medida. Os adversários do petista, no entanto, tentam retirar seu eventual mérito no assunto com a lembrança de que essa ponte deveria ter sido construída entre Manga e Matias Cardoso, território de origem de origem política do parlamentar. O projeto da ponte entre Pintópolis e São Francisco precede Manga-Matias, que ainda encontra-se na fase de elaboração do projeto básico. Os críticos de PG têm razão em um ponto: duas pontes sob o São Francisco no intervalo de um mesmo governo seria melhor que a encomenda e dificilmente vai acontecer.

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