logo 20182

PRIMEIRO ESCALÃO

Ligado .

Anda sem confirmação oficial, nomes do secretariado de Anastácio estão praticamente definidos

Karina Pinheiro, Júnior Magalhães, Gilson Rodrigues e a vice, Cassília Rodrigues, são citados para o 1º escalão da gestão Anastácio  

Nenhum segredo é impermeável quando há mais de duas pessoas envolvidas numa conversa. O prefeito eleito de Manga, Anastácio Guedes (PT), bem que tentou, mas, vaza daqui, escapa dali, boa parte dos nomes que vão compor os primeiro e segundo escalões da sua gestão já circulam pela rádio corredor.

A 10 dias da posse, é praticamente certo o nome da advogada Karina Pinheiro (PSB) para a Secretaria de Educação. Karina disputou e perdeu a eleição para vereador, mas atuou como inspetora escolar por um tempo e tem sido reconhecida como um bom nome para comandar o setor depois do estrago que a pandemia do coronavírus fez na vida escolar do município.

A saúde, outro setor importante agora que a Sars-Cov2 ameaça recrudescer, deve ser ocupada pela vice-prefeita eleita, Cassília Rodrigues, a Cassília Ação Social, outro nome ligado ao PSB.

CHAMA A CASSÍLIA

O nome da vice-prefeita não era cogitado para o primeiro escalão ou, no máximo, como boa opção para a Ação Social, mas diante da dupla recusa da ex-secretária de Saúde Vânia Maria Botelho Magalhães e da servidora Lara Denise Müller, a Lara Atual, em assumir a função, o prefeito Anastácio optou por indicar Cassília para a pasta-chave nesse primeiro ano de mandato.

Estão praticamente confirmados ainda os nomes de Júnior Magalhães (Governo) e Gilson Rodrigues Alves, o Gilson Santa Rita (Obras e Transportes). Júnior Magalhães é indicação da Democracia Cristão e topou entrar para o governo depois que sua mulher, Vânia Botelho, recusou a Secretaria de Saúde. Gilson seria uma escolha pessoal do prefeito Anastácio, sem vinculação com os partidos que participararm da sua coligação.

Gilson e Magalhães participaram da coordenação da campanha de Anastácio, uma espécie de treino a pronto que os habilitou a serem convocados para participar da partida oficial – com o perdão dos meus três leitores para essa metáfora bem mequetrefe sobre o futebol.

NOVAS SECRETARIAS?

A indicação para a pasta da Ação Social segue em aberto, mas o site apurou que o nome em avaliação é o do servidor público Eduardo Rodrigues, que tem cargo efetivo na Secretaria Estadual de Educação e ainda não sabe se é possível a cessão para uma área não afeta à de origem na estrutura do município.

O que ainda falta definir é se a nova administração vai criar outra secretaria. Uma possibilidade é ressuscitar a pasta do Meio Ambiente e Agricultura extinta pelo atual governo.

Cotado para ocupar a pasta de Governo, o aliado Henrique Fraga (Pros) disputa logo mais, no início da noite, o cargo de presidente da Fundação Hospitalar de Amparo ao Homem do Campo, entidade sem fins lucrativos e autônoma que é mantenedora do único hospital da cidade. Fraga concorre ao cargo com o pastor Valdemir Alencar, aliado do atual prefeito, Quinquinhas de Quinca de Otílio, o Joaquim do Posto (PSD).       

Como sempre acontece nessas ocasiões de montagem das equipes de governo, há bastante insatisfação por parte de apoiadores, embora se reconheça que, desta vez, Anastácio tende a montar um time de assessores com base em critérios mais técnicos e sem o peso da familiocracia que vigorou durante o seu primeiro mandato (2013/2016).

SEM PRESSÃO

A novidade é a total ausência de petistas no time principal da futura gestão - pelo menos na configuração que circula no entorno do prefeito eleito. A conferir se isso vai mesmo prevalecer, porque esse fato gerou alguma insatisfação na base do prefeito eleito.

Anastácio sinaliza ainda que está no comando das indicações do seu primeiro escalão e mais impermeável, por exemplo, às influências do irmão e deputado federal Paulo Guedes, que é o seu fiador na política. 

Anastácio tem dito que participou das quatro últimas eleições municipais, período em que acumulou experiências e jogo de cintura para transitar entre as pressões dos grupos aliados, bastante comuns durante as montagens de equipes de governo. Procurado via Whastapp, o prefeito eleito não retornou ao pedido de confirmação dos nomes para o futuro secretariado. 

Comentários  
+1 # Neuzeli Calado 19-12-2020 10:51
A Secretaria de Educação está bem representada.
Responder | Responder com citação | Citar
0 # pe di cabrya 23-12-2020 18:46
Vai dar certo se Deus quiser: tudo gente boa.
Responder | Responder com citação | Citar
Adicionar comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Entre os termos de uso do espaço para comentários estão a restrição a comentários racistas, misóginos e homofóbicos, além de xingamentos e apologias ao uso de drogas ilícitas, crimes inafiançáveis ou proselitismo partidário. Os comentários serão moderados ou recusados para evitar excessos.


Código de segurança
Atualizar