logo 20182

MENOS, PREFEITO. MENOS

Ligado .

Prefeito de Januária abre mandato pendurado em um caminhão da coleta de lixoPrefeito Maurício Almeida ao alto (de camiseta azul e luvas) ao lado dos garis. No painel de baixo, aboletado no caminhão coletor em gesto que lembra João Dória (centro) e ao lado do vice Marlon da Cemig na última imagem

O prefeito de Januária, Maurício Almeida (PP), saiu da solenidade de posse no começo da tarde da sexta-feira (1º) direto para o departamento de limpeza pública do município.  

A pretexto de mudar o horário tradicional da coleta de lixo na cidade, que passa a ser realizado entre 18:00 até a meia-noite, o engravatado da solenidade da posse de algumas horas antes se transmudou em gari por um dia.            

Não chega nem mesmo a ser original. O lance publicitário já foi tentado pelo ex-prefeito de São Paulo João Dória, o ex-João Trabalhador (PSDB), quando assumiu o município em janeiro de 2017.

Dois anos depois, Dória renunciou ao cargo para disputar a vaga de governador do Estado e agora vive aos tapas (retóricos) com o presidente Bolsonaro pela primazia na oferta da vacina contra o coronavírus. 

CHOQUE DE REALIDADE

De volta a Januária, Maurício Almeida estava acompanhado do vice Marlon Brito Gomes, o Marlon da Cemig (MDB), durante o passeio com os garis. O prefeito e seu vice abriram o mandato em sessão de fotos com os coletores de lixo e acompanharam a rotina de trabalho deles no vai-e-vem pelas ruas da cidade. 

Sim, ambos subiram no caminhão de lixo e foram no embalo dos garis - que são obrigados a correr para não atrasar a marcha do caminhão. O gesto, claro, rende imagens para as redes sociais e tenta causar algum impacto na opinião pública, na tentativa de marcar a diferença em relação ao governo que se foi.

Ainda assim, o corre-corre de suas excelências atrás do caminhão cheira a demagogia - e daquelas bem ruinzinhas. A rotina do prefeito ao longo dos quatro anos de mandato não vai comportar ações desse tipo. 

COMETA - Eleito com 51,48% dos votos válidos, vantagem mais de três vezes superior aos 15,95% dos votos apurados pelo agora ex-prefeito Marcelo Félix, o Doutor Marcelo (Republicanos), Maurício tem tudo para tomar aquele choque de realidade na gestão de um município complexo como é Januária.

Eventos com a cara da campanha eleitoral, onde cabiam os gestos marqueteiros, tendem a ficar em definitivo no passado. Vale, entretanto, prestar atenção na performance de Maurício ao longo do mandato. Ex-assessor parlamentar de um deputado federal aqui em Brasília, ele tem dado mostras de que não está para brincadeira.

Além da estreia com ares de político tarimbado, a aparição de Almeida na cena política em Januária tem até aqui, a luminosidade de uma super-nova. A ver se o desempenho do agora prefeito será acompanado do mesmo efeito furacão que botou a política local de pernas para o ar.   

Comentários  
0 # Gustavo 02-01-2021 18:25
Amigo vc nem é de Januária não torce contra não. Quebra o galho do nossa município. Queremos e somar e não o pior é possível
Responder | Responder com citação | Citar
0 # Wagner 03-01-2021 16:52
Imagina se a moda pega,prefeito garrado em coletor de lixo!!!!
Responder | Responder com citação | Citar
Adicionar comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Entre os termos de uso do espaço para comentários estão a restrição a comentários racistas, misóginos e homofóbicos, além de xingamentos e apologias ao uso de drogas ilícitas, crimes inafiançáveis ou proselitismo partidário. Os comentários serão moderados ou recusados para evitar excessos.


Código de segurança
Atualizar