DEVAGAR, DEVAGARINHO
Ex-prefeito de Porteirinha, Silvanei Batista mira vaga na Assembleia Legislativa Ex-prefeitos Edmárcio e Silvanei evitam sobrepor projetos políticos para evitar canibalismo de votos e melindres a aliados
O ex-prefeito de Porteirinha Silvanei Batista (PSB) decidiu seu plano de voo para 2022: vai disputar uma cadeira de deputado estadual na Assembleia Legislativa de Minas.
Silvanei avalia que precisa dar “um passo de cada vez”, diferentemente do projeto do também ex-prefeito de Matias Cardoso Edmarcio Moura Leal, o Edmárcio da Sisan (Avante), que vai buscar uma vaga na Câmara dos Deputados.
Os dois estão temporariamente na planície dos sem-cargos eletivos, após cumprirem dois mandatos nos seus respectivos municípios. De forma inusual para mandatos consecutivos, ambos saíram do cargo com bons índices de aprovação e reconhecimento regional a convalidar suas pretensões.
SEM CHOQUES
A base eleitoral dos dois ex-prefeitos é coincidente: a região da Serra Geral de Minas. A decisão de não correrem na mesma raia beneficia a ambos e ainda abre espaço para eventual dobradinhas em municípios da região.
Pesaram ainda nas estragégias de ambos para as eleições do próximo ano o panorama político no Norte de Minas. Silvanei é aliado do atual deputado federal em primeiro mandato Paulo Guedes (PT), que deve buscar a reeleição.
Edmárcio, por sua vez, tenta o salto mais alto para o Congresso Nacional para evitar conflitos de interesse (eleitoral) com o aliado Tadeu Martins, o Tadeuzinho (MDB), deputado estadual com bom potencial de reeleição.