Artigos

Imprimir

A PONTE DO SÃO FRANCISCO

No 18 Setembro 2017.

Pimentel pode autorizar obras da ponte entre Pintópolis e São Francisco nesta terça-feira

Expectativa do mundo político no Norte de Minas para o anúncio que o governo estadual deve fazer nesta terça-feira (19) para o lançamento do edital de licitação para a escolha da empresa que vai construir a ponte sobre o Rio São Francisco, na altura da rodovia MG-402, no trecho entre São Francisco e Pintópolis. O governador Fernando Pimentel vai à região amanhã, quando também anuncia mais um desses programas de intenções do governo, desta vez na área da eficiência energética voltado para o semiárido mineiro. 

Pimentel deverá anunciar, durante sua fala, que vai liberar os cerca de R$ 50 milhões orçados para a construção da ponte em São Francisco, que facilita o acesso dos norte-mineiro aqui para Brasília e todo do Centro-Oeste do país. O deputado estadual Paulo Guedes (PT) acompanha o governador na visita a São Francisco e espera dividir os louros do anúncio.

É a proximidade do ano eleitoral, dirão os adversários. E talvez seja mesmo. Mas é fato também que uma decisão quando chega ao estágio da autorização para a realização da obra é quase irreversível em caso de derrota do atual grupo que ocupa o Palácio Tiradentes.

Impulso na economia

O projeto da ponte entre São Francisco e Pintópolis foi elaborado pela empresa Enescil Engenharia, que tem sede em São Paulo. As chamadas “condições construtivas” para a ponte preveem extensão de 900 metros, com 13,8 metros de largura e acessos com 2,1 quilômetros.

A travessia do Velho Chico de Pintópolis a São Francisco ainda é feita por meio de balsas e dura cerca de uma hora, o que incomoda bastante os usuários do sistema. Quando e se sair – no Brasil, lamentavelmente o anúncio de uma obra não é garantia da sua consecução – a ponte vai garantir melhorias na mobilidade da população daquele pedaço dos Gerais e o escoamento de mercadorias, com ganhos na economia regional.

Comentários  

-2 #3 Wagner Madson Carnei 24-09-2017 16:02
sem contar que este mesmo canal anunciou sobre o asfalto manga Itacarambi, que os cofres do estado estavam falidos, sem dinheiro para as obras, agoram já tem dinheiro para ponte? bando de sanguessugas!!


MEU COMENTÁRIO: uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. A BR-135 espera por verba federal prometida por esses deputados satélites do PMDB. A ponte tem verba (se é que tem) do governo estadual, hoje comandado por síndico do PT.
Citar
+2 #2 jose raimundo ribeir 20-09-2017 10:26
parabens governador pimentel pelo empenho pois a 50 anos atravesando em balsas trava qualquer desenvolvimento pois a cidade sao francisco ja tem 140 anos e nunca foi olhada por tantos governos que se passaram sem esquecer do deputado paulo guedes que assumiu esta bandeira da ponte em sao francisco e em manga para interligas essas regioes isoladas e ao longo da historia muito esquecidas dos governantes.
Citar
-2 #1 Sérgio Rassilan 19-09-2017 13:25
Estou cada vez mais decepcionado com políticos que se intitulam ¨guardiães do povo norte mineiro ¨. Algum tempo atrás, li uma reportagem nesse mesmo veículo de comunicação, dizendo que a ponte seria construída em Manga, unclusive com assinatura e reunião de políticos da região. Agora sai a notícia que a ponte será construída em São Francisco? Coitado do povo de Manga. Continua sendo iludidos por esses mesmos políticos que se perpetuam no poder e não resolvem nada.
Citar

Adicionar comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Entre os termos de uso do espaço para comentários estão a restrição a comentários racistas, misóginos e homofóbicos, além de xingamentos e apologias ao uso de drogas ilícitas, crimes inafiançáveis ou proselitismo partidário. Os comentários serão moderados ou recusados para evitar excessos.


Código de segurança
Atualizar