DÊNISTON LANÇA 'REMEIROS DO SÃO FRANCISCO'
Documentário traz depoimentos inéditos sobre a história da navegação do Rio São Francisco
### Filme terá lançamentos também nas cidades de Montes Claros, Manga e Januária, no norte de Minas, e em Juazeiro, na Bahia
A história da navegação no rio São Francisco e a importância da sua preservação poderão ser conhecidos, pela primeira vez, no documentário “Remeiros do São Francisco”, filme inicial da trilogia “Navegantes do Velho Chico”. A obra será lançada em Belo Horizonte no dia 27 de março, às 19h30, no auditório do Crea Cultural. O documentário que resgata, com depoimentos, imagens e fotografias históricas do São Francisco, também será lançado nas cidades de Montes Claros, Manga e Januária, no norte de Minas.
O filme é uma produção do diretor manguense Dêniston Diamantino, que se dedica, há mais de 30 anos, à pesquisa e produção de documentários sobre meio ambiente e cultura popular no vale do São Francisco. “Remeiros...” começou a ser produzido em 1988. Ao longo dos mais de 25 anos, o diretor colheu depoimentos, registros e relatos inéditos sobre a história do Rio São Francisco.
“Naquela época tive a chance de conhecer alguns remeiros e comecei a fazer as gravações. Pouquíssimas pessoas conhecem ou já ouviram falar dos remeiros e de suas barcas, apenas os mais velhos ainda se recordam. Muitos não sabem nem que já houve navegação no São Francisco. É uma história fascinante, com tristezas, sofrimentos, mas também muitas alegrias e cantorias”, explica o diretor.
A obra, segundo Diamantino, tem o objetivo de resgatar a história e mostrar como, um dia, foi intensa a navegação no Velho Chico. “Em um tempo muito mais precário e de tecnologia rudimentar, as barcas de vara transportavam até 50 toneladas de mercadorias. A navegação foi fundamental para consolidar as cidades do Vale, e, se tivesse sido preservada, teríamos um rio muito mais saudável, que poderia oferecer a sua população trabalho, renda, intercâmbio cultural, como acontece em vários rios no mundo”, destaca.