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QUINQUINHA TEM DUAS NOVAS CONDENAÇÕES POR IMPROBIDADE

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JUIZ GARANTE LIBERDADE DE IMPRENSA E EXPRESSÃO AO EDITOR DESTE 'EM TEMPO REAL'

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TRAVESSIA EM MANGA TEM NOVA EMBARCAÇÃO

No Segunda, 10 Julho 2017 22:36.

Com custo de R$ 4,4 milhões, Balsa Califórnia tem capacidade para 65 veículos e oferece lanchonete a bordo

Motivo de reclamações dos usuários do sistema ao longo dos últimos meses, a travessia sobre o Rio São Francisco entre Manga e Matias Cardoso, no extremo Norte de Minas, terá um reforço a partir desta terça-feira (11/7). A empresa concessionária do serviço, a Navegação Confiança, de Belém do Pará, começa a operar a Balsa Califórnia, com capacidade para transportar até 65 veículos simultaneamente.

A embarcação conta com serviço inédito de lanchonete a bordo e tem espaço para acomodar 196 passageiros em seus dois pavimentos, metade deles sentados, com vagas reservadas para portadores de necessidades especiais, idosos e grávidas, e a outra metade em pé.

A embarcação tem 54 metros de comprimentos por 12,5 de largura, com porte bruto de 622 toneladas e área útil superior a 600 metros quadrados em sua estrutura de dois andares. O diferencial da Balsa Califórnia serão os serviços de bordo oferecidos por uma lanchonete no segundo andar, onde os passageiros deverão ser instalados com mais segurança durante o tempo da travessia.

Segundo a Navegação Confiança, o investimento na embarcação foi da ordem de R$ 4,4 milhões, valor eu incluí o custo da plataforma da balsa, construída em estaleiro do próprio armador, além do rebocador e motor de propulsão. A travessia entre Manga e Matias Cardso passa a contar agora com três balsas. A chegada da Califórnia deve contribuir para a melhoria na prestação do serviço, que tem sido alvo de críticas por parte dos usuários desde que a empresa paraense assumiu a concessão, há pouco mais de um ano.

Sinais trocados

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LULA EM MINAS

No Segunda, 10 Julho 2017 13:20.

Principal vitrine petista após o impeachment de Dilma Rousseff, Minas Gerais tem recebido atenção especial do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Lula falou outro dia à rádio Itatiaia, quando fez críticas ao governo Temer e se defendeu das acusações que enfrenta na Justiça. O ex-presidente volta a Belo Horizonte, nesta segunda-feira (10), para o lançamento do museu digital “Memorial da Democracia“. O projeto foi desenvolvido pelo Instituto Lula, em parceria com ao projeto República Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Lula participa do lançamento no Palácio das Artes na noite de hoje do museu digital, com acervo de mais de 900 episódios distribuídos em 72 anos de história. O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, também participa da cerimônia, que reúne ainda o petismo no Estado e conta com a participação de caravanas vinda dos quatro cantos de Minas. Só do Norte de Minas seriam três ônibus lotados de militantes.

O ex-presidente estará entre os seus e deve repetir o mantra de que o Brasil foi bem obrigado durante os seus governos. Lula, como é sabido, lidera todas as pesquisas de opinião para a corrida presidencial do ano que vem, mas não tem certeza de que seu nome vai aparecer nas urnas eletrônicas. Deve sair a qualquer momento a primeira decisão judicial sobre os processos a que responde. O juiz Sérgio Moro prepara sentença sobre o caso do apartamento no Guarujá. Deve ser condenado, mas vai recorrer, com grande chance de reverter essa decisão, pois o imóvel está no nome da Construtora OAS e chegou a ser listado como garantias da empresa em operações com debêntures. Mas é um primeiro processo. Há outros na fila.

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A DEFLAÇÃO E NOSSA FRÁGIL ESTABILIDADE

No Domingo, 09 Julho 2017 11:39.

País registrou inflação negativa em junho, mas o alívio é pequeno diante da falta de líderes e soluções para a crise    

O Brasil teve deflação no mês passado. O IPCA de junho ficou negativo em 0,23%, o que não acontecia há 11 anos. A notícia é boa e, ao mesmo tempo, ruim. Processos de desinflação ou mesmo deflação, como é o caso presente, costumam ser associados a períodos de recessão, com forte queda da atividade econômica. As vendas caem por conta do baixo poder aquisitivo dos consumidores e as empresas e prestadores de serviço são obrigados a reduzir seus preços – ou pelo menos deixar de reajustá-los durante algum tempo.

A deflação de junho foi vista como um fato positivo, ao possibilitar que o Banco Central dê continuidade à sua fase atual de distensão da taxa básica de juros do país, hoje em 10,25% ao ano, uma das mais altas do mundo dito civilizado. Visto com mais cautela, o fenômeno da inflação negativa não é bom, pois demonstra o tamanho da crise em que estamos enfiados.

Na metade cheia do copo, contudo, a queda vertiginosa da inflação que estamos vendo no Brasil ajuda a explicar, pelo menos em tese e parcialmente, o porquê do país não ter entrado ainda em convulsão social após três anos de PIB negativo e forte recessão. Em junho do ano passado, pouco antes da presidente Dilma Rousseff ter sido afastada do cargo, a inflação acumulada em 12 meses era de 8,84%. Um ano depois, em junho passado, esse número fechou em 3% ao ano.

Voltado um pouco mais no tempo, a inflação do país havia avançado 10,67% durante o ano de 2015. Preços em queda ajudam a entender o silêncio da voz rouca das ruas. Para quem ainda tem emprego, a queda de preços acumulada vai a quase 11% entre o ano o início de 2016 e esta metade de 2017. Sei que é difícil acompanhar a sinuosidade do raciocínio, mas, na prática, é como se a massa de salários tivesse sido acrescida nesses mesmos 11%, embora isso não aconteça de forma linear – a inflação de uma família nunca é igual a do vizinho, pois está vinculada ao padrão de gastos. O agronegócio, contudo, contribui para o ajustes de preços para baixo com a super-safra que reduziu os preços dos alimentos.

Risco do caos social

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JANUÁRIA TERÁ 1ª RÁDIO ALL NEWS DA REGIÃO

No Sábado, 08 Julho 2017 17:13.

Rádio Voz migra para o FM e passa a transmitir notícias durante todo tempo

Inaugurada em dezembro de 1988, a rádio Voz AM 870, de Januária, passou a transmitir seu sinal também na banda de frequência modulada, em 100,9 FM, desde o final do mês de junho. Mas essa nem a maior novidade: a antiga Voz AM 870 é a primeira emissora do Norte de Minas a iniciar a caminhada para operar um canal só de notícias, o all news.

A migração das rádios que operam na faixa AM para o espectro do FM foi autorizado por decreto, ainda em 2013, pela então presidente Dilma Rousseff, e só foi possível por conta da instalação da TV digital no país, que liberou a banda que se utilizava (e ainda se utiliza em alguns estados brasileiros) para transmitir os sinais da televisão aberta. A Voz News é a primeira emissora do Norte de Minas a mudar de endereço no dial, e a décima primeira em Minas Gerais.

“Daqui pra frente vamos tentar uma rádio News, ou seja, a informação em primeiro lugar”, contou ao Em Tempo Real o diretor da emissora, Ottorino Dal Moro Neto, que também mudou o nome da emissora. Além de migrar do AM para o FM, a Rádio Voz News, antiga Voz AM, vai cobrir todo tipo de evento, desde as reuniões da Câmara de Vereadores até eventos festivos da cidade, casos do Carnaval, exposição agropecuária e até missas solenes do calendário litúrgico local. “Vamos cobrir até briga de galo”, diz Ottorino em tom de brincadeira.

O projeto de migração do AM para o FM foi aprovado e publicado recentemente no Diário Oficial da União, bem como a autorização de uso de radiofrequência. “A aprovação do projeto foi a maior dificuldade. Mas após resolvermos todas as pendências das notas técnicas, fomos aprovados”, diz o executivo.

A ideia de criar uma emissora exclusivamente para transmitir informação, nos moldes da CBN e Jovem Pan, no Brasil, e BBC de Londres, que transmite jornalismo em tempo em várias línguas e países do mundo, segundo Ottorino, tem o objetivo de não conflitar com outras emissoras do grupo.

Digital 

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TEMER VAI, A CRISE FICA (E SÓ PIORA)

No Sexta, 07 Julho 2017 18:58.

O PSDB resolveu, finalmente, colocar o guizo no pescoço do gato. Presidente da sigla, Tasso Jereissati deu a senha para o desembarque do governo com a avaliação de que o país caminha para a ingovernabilidade. Tudo é muito sintomático daquilo que pode ser (e certamente será) o fim do governo Temer, por corrosão de apoios em sua base.

Nas últimas horas a imprensa avançou, e mais abertamente, com as especulações de que Rodrigo Maia já se deu conta que a Presidência pode cair nas suas mãos por efeito da gravidade. Maia já estaria se articulando com gente do mercado e políticos para a transição iminente. O deputado nega, mas, nesses casos, negar sempre equivale ao seu oposto.

O senador Cássio Cunha Lima, tucano de certa relevância, foi mais incisivo: disse que o país terá novo presidente nas próximas duas semanas. A situação de Temer piorou visivelmente nas últimas horas, desde sua viagem para a Alemanha, onde participa da reunião anual do G20, a cúpula das principais economias do mundo.

A próxima semana será decisiva para o presidente. Suas declarações fora do país não ajudam. Ao pisar em Hamburgo, ele disse que não há crise econômica no Brasil. Depois, em vídeo divulgado nesta sexta (7), Michel Temer disse que seu governo está fazendo "voltar o desemprego" no país. O presidente parece viver o alheamento que antecede as quedas na política. O sentimento principal é o da negação e, em casos mais raros, certa confusão mental. Imagina quando começarem a vazar as delações de Eduardo Cunha. 

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ASFALTO DA BR-135 R$ 110 MILHÕES MAIS LONGE

No Quinta, 06 Julho 2017 06:19.

Dnit promete licitar obra, mas não tem dinheiro em caixa para retomar asfalto entre Manga e Itacarambi

Décadas de descaso, poeira e lama: Dnit vai autorizar obra do asfllato, mas não há dinheiro em caixa para a retomada  

O diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Valter Casimiro Silveira, recebeu, no seu gabinete, aqui na Asa Norte, uma comitiva de políticos e quejandos de municípios do extremo Norte Mineiro. A audiência tratou da continuidade da pavimentação da BR-135 no subtrecho de 48 quilômetros entre Manga e Itacarambi. Durante a audiência, Casimiro disse que sua autarquia pode começar o processo para licitar a obra até o mês de setembro. A notícia mereceria ser comemorada com muitos fogos de artifício, mas quase passa despercebida. Por quê? Incapaz de prover seus cidadãos de passaportes e todo o resto, o Estado brasileiro não tem dinheiro para tocar o projeto desse pequeno e esquecido trecho da estrada. 

Ainda que o Dnit dê o sinal verde para o asfalto, o governo federal não tem dinheiro para tocar a obra, que tem custo previsto de R$ 120 milhões. Se raspar os cofres, Casimiro diz que conseguiria destinar uns R$ 10 milhões para o empreendimento – e olhe lá. A pavimentação da BR-135 é promessa antiga, que já carreou baciadas de votos para Humberto Souto e Cleuber Carneiro em tempos mais remotos e, mais recentemente, para os petistas Paulo Guedes e Virgílio Guimarães.

Por questão de justiça, é preciso reconhecer que o asfalto avançou durante os governos do PT – hoje é possível sair de Manga e chegar à divisa da Bahia em estradas pavimentadas. No sentido contrário, em direção ao coração de Minas, o asfalto parou no tempo e na ineficiência da gestão pública no país.   

A BR-135 tem agora novos padrinhos. Os deputados federais Zé Silva (Solidariedade) e Toninho Pinheiro (PP) acompanharam a comitiva que veio bater perna aqui em Brasília na semana passada. Os parlamentares prometeram colocar o senador Antonio Anastasia (PSDB) no esforço para levantar os R$ 110 milhões que poderiam, finalmente, retirar a obra do papel. Ninguém mais cita o nome de Aécio Neves (PSDB), por motivos óbvios.

Uma das propostas que surgiram durante o encontro seria apelar para a boa vontade dos deputados mineiros com votação no Norte de Minas, para que eles indicassem a verba das suas emendas parlamentares para a estrada. Além de Zé Silva e Pinheiro, a força-tarefa incluiria ainda Raquel Muniz (PSC) e Gabriel Guimarães (PT).

Pouco provável que a ideia dê certo. Cada deputado pode apresentar até 25 emendas de execução obrigatória (as chamadas emendas impositivas criadas durante o governo Dilma Rousseff). O valor global de R$ 15,3 milhões para que cada parlamentar contemple as demandas que chegam das suas bases eleitorais. O problema é que Minas são muitas e os deputados dificilmente vão concordar em cobrir o santo da BR-135 no extremo norte-mineiro, região de baixa densidade eleitoral, e deixar outras regiões na planície dos sem-verbas. Mas não custa ter fé.  

O deputado estadual Arlen Santiago (PTB), que outro dia pagou o mico de 'inaugurar' o subtrecho trecho da rodovia federal entre Montalvânia e o povoado de Monterrei, também veio a Brasília, à frente do magote de lideranças, entre eles três prefeitos de municípios à margem da rodovia. Arlen veio, vejam só, reivindicar o asfalto. Com a proximidade das eleições para a Assembleia, Arlen é um político em busca desesperada por uma bandeira que renda alguns votos e tenta se posicionar como o novo 'dono' da BR-135.

 


BR-135: COMÍCIO DE ARLEN TERMINA EM FIASCO


O prefeito de Manga, Joaquim Oliveira, o Quinquinha do Posto Shell (PPS), também esteve aqui na capital federal, mas deve ter saído desestimulado do encontro. O assunto não aparece no Blog do Quinquinha, o ‘Manga em Foco’, onde o prefeito de Manga canta seus (poucos) sucessos no cargo em prosa e versos. Ele também tenta entrar no vácuo político da paternidade da BR-135 após o declínio dos petistas.

Caciques Xakriabás saem do caminho

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SAI A ORDEM DE SERVIÇO PARA PROJETO DA PONTE

No Quarta, 05 Julho 2017 22:23.

Governo estadual libera recurso para elaboração do projeto da travessia entre Manga e Matias Cardoso

A Secretaria de Estado de Transporte e Obras Públicas (Setop) autorizou, na segunda-feira (3/7), a elaboração do projeto de engenharia da ponte sobre o Rio São Francisco, entre os municípios de Manga e Matias Cardoso, no extremo Norte de Minas. Vencedora da licitação vencedora da licitação realizada pelo Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem (DEER/MG), Enecon - Engenheiros e Economistas Consultores, com sede em Belo Horizonte, tem 240 dias corridos para definir as condições construtivas para a obra, que prevê extensão de 930 metros, 13,8 metros de largura e melhoramento dos acessos, com 2,1 quilômetros de extensão.

A ordem de serviço foi prometida pelo secretário-adjunto de Transportes e Obras Públicas, Célio de Brito, durante a audiência realizada pelo Tribunal de Justiça e o Ministério Público da Comarca de Manga, há quase um mês, no dia 9 de junho, em um salão de festa da cidade. Célio de Brito foi levado a Manga pelo deputado Paulo Guedes (PT).

 

Extrato da ordem de serviço que autoriza a confecção do projeto de engenharia para a obra da ponte

“A construção da ponte sobre o Rio São Francisco significa a realização de um sonho para a população. Uma obra que representa progresso, geração de renda e qualidade de vida para esta região”, disse o deputado petista, durante audiência com o secretário de estado de Transporte e Obras Públicas, Murilo Valadares, na tarde desta quarta-feira (5).

Suprartidária

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O SITE ERROU

No Quarta, 05 Julho 2017 12:59.

Diferentemente do que publicamos aqui, o prefeito de Manga, Quinquinha do Posto Shell (PPS), não cumpriu audiência no Ministério da Saúde, na semana passada, onde tentaria nova autorização para a instalação de uma unidade do projeto UPA 24 Horas (unidade de pronto atendimento) em Manga. O prefeito efetivamente veio a Brasília, mas para outra agenda relacionada com a BR-135. 

A UPA deveria ter sido construída ao lado do único hospital do município, administrado pela Fundação de Amparo ao Homem do Campo. O encontro com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, teria sido adiado para a visita que fez a Montes Claros na sexta-feira da semana passada (30/6). Não há informações se a conversa chegou a acontecer.

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COPIA E COLA... COPIA E COLA

No Quarta, 05 Julho 2017 08:21.

Após semestre perdido, Quinquinha reage e manda cinco projetos para Câmara de Vereadores

Bastou este Em Tempo Real mostrar que a Câmara de Vereadores de Manga adotou agenda própria ao longo do primeiro semestre do ano e de mandato (confira texto aqui) por conta da leniência e falta de rumos da administração do prefeito de Manga, Joaquim Oliveira, o Quinquinha do Posto Shell (PPS), para a turma mostrar alguma reação.

Quinquinha, que havia aprovado um único projeto na Câmara ao longo dos primeiros seis meses de mandato, resolveu radicalizar. Enviou pacote com cinco novas proposições para análise dos vereadores na semana passada. A administração ainda sem nome e, segundo um assessor muito próximo ao gabinete do prefeito, ainda perdida em seus meandros, parece reagir somente na pressão.

O secretário de Administração, Henrique Fraga, teve que correr contra o tempo para redigir os projetos e providenciar seus encaminhamentos para o Legislativo antes do início do recesso deste mês de julho. Os textos são todos muito parecidos, só muda a numeração e o objeto de cada proposição, no que indica que as teclas ‘Ctrl +C’ e ‘Ctrl+V’ do computador do secretário trabalharam bastante nos últimos dias.

Até agora, a atual administração só havia aprovado o pedido de autorização legislativa para parcelar R$ 8,8 milhões em débitos previdenciários do município com a Previdência Social. O projeto passou pelo escrutírnio da Casa no final de fevereiro.  Na ocasião, o prefeito que, sem o aval dos vereadores para parcelar a dívida herdada da gestão anterior, os funcionários ficariam sem o pagamento de seus salários. Não era verdade, mas a ameaça surtiu efeito.

Henrique Fraga acelerou o ritmo lento da atual administração e conseguiu protocolar os projetos na Casa na semana passada, ainda a tempo de interferir no recesso dos vereadores. Suas excelências trabalharam duro desde janeiro, ao ritmo de duas reuniões mensais, a agora seguiriam para merecido descanso nas férias de julho. Não vão mais. A Câmara de Manga vai realizar duas sessões extraordinárioas neste mês de julho - uma delas já aconteceu, na última segunda-feira.

Com aquela parolagem oficial de “com meus votos de muita estima e consideração”, Quinquinha pediu que os vereanças adiassem suas férias para votar seus projetos de “urgência urgentíssima” nesta quinta-feira (5), mas a mesa diretoria da Câmara decidiu fazê-lo esperar mais duas semanas: as matérias devem ir a votação no próximo dia 17, no meio do recesso dos vereadores.

Reforma administrativa aumenta salários de servidor

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VEREADOR QUER PROIBIR CELULAR NAS ESCOLAS

No Segunda, 03 Julho 2017 19:57.

Argumento é de que uso dos aparelhos compromete o aprendizado

       Imagem: www.norticias.com.br

[ATUALIZADO - 03/07/2017 - 22:29] - O vereador Evilásio Amaro Alves (PPS) quer proibir o uso de celulares e tablets nas escolas das redes municipal e estadual do município de Manga, no extremo Norte de Minas. A proposta começou a tramitar na Câmara de Vereadores local e faz uma distinção: professores podem usar os equipamentos, desde que para fins estritamente pedagógicos.

Para justificar a intromissão na vida da comunidade escolar ligada ao município, Evilásio argumenta que o uso indiscriminado dos aparelhos compromete o aprendizado. O vereador, que já atuou como professor na rede estadual de ensino, cita uma lei promulgada pela Assembleia Legislativa há 15 anos como referência para sua proposição. A lei, contudo, em escopo diferente: proíbe a conversação em telefone celular e o uso de dispositivo sonoro do aparelho em salas de aula, teatros, cinemas e igrejas. Não se tem notícia de que alguém leve essa bobagem a sério. Em 15 anos o mundo mudou muito e hoje o celular assumiu lugar definitivo na vida das pessoas. 

É o tipo de lei que não pega