logo 20182

TEMPORADA DE OCUPAÇÃO X

Ligado .

Stela Abreu pode assumir Regional de Ensino de Januária nos próximos dias

Imagem do perfil no Facebook

A professora manguense Stela Abreu Santos deve ter o nome confirmado para o cargo de diretora pedagógica da Superintendência Regional de Ensino de Januária até o final deste mês. A publicação do ato para sua nomeação deve sair no Diário Oficial de Minas Gerais já nos próximos dias, no que será a primeira confirmação entre os candidatos à indicação para os cargos de comando nas superintendências regionais de ensino (SREs) de Montes Claros, Januária, Janaúba e Pirapora. A confirmação do nome de Stela é tentativa de resolver o impasse que deixa acéfala as regionais de ensino após dois meses da posse do governo petista no Estado.  

Stela deve ser nomeada, em caráter de interinidade, para ocupar o cargo de superintendente regional de Ensino, em substituição a Fabrícia Ferreira Mota, que teve breve passagem pelo cargo após ter sido indicada para o cargo em fevereiro do ano passado pelo deputado estadual Arlen Santiago (PTB). As duas têm em comum o fato de terem nascido em São João das Missões e de terem feito carreira na área da educação em Manga.

Stela Abreu conta com a simpatia de alguns prefeitos da microrregião, inclusive dos petistas Manoel Jorge (Januária) e Anastácio Guedes (Manga). É ainda o nome da preferência do deputado Paulo Guedes, agora na linha de frente do governo Fernando Pimentel, na condição de titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Sedinor), e que será, em última análise, o avalista das indicações na região.

Certificação

Não são pequenas as expectativas em torno da nomeação de Stela. Porque, se por um lado resolve a novela do atraso na nomeação dos cargos do setor no governo petista em Minas, também significa que ela vai pular a janela da certificação criada pela Lei Delegada de 180/2011, de iniciativa do ex-governador Antonio Anastasia (PSDB). Stela não possui a certificação prevista na legislação que alterou toda a estrutura orgânica da administração pública no Estado de Minas Gerais, o deve render alguns protestos na microrregião da Superintendência Regional de Januária.

A futura titular da SRE Januária é reconhecida pelo seu perfil mais técnico-administrativo, com carreira voltada para os meandros da burocracia da educação. Ela tem pouca experiência em sala de aula, o chamado pó de giz. Stela Abreu é graduada no curso normal superior pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Atualmente, ela faz mestrado em gestão e avaliação da Educação na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e também é pós-graduada em psicopedagogia institucional.

A experiência curricular de maior destaque de Stela Abreu é a sua atuação, durante 12 anos e no âmbito da SRE de Januária, na coordenação da Rede de Referência em Gestão (Renageste), uma frente nacional de profissionais envolvidos em gestão da educação e na discussão crítica das políticas e sistemas públicos de ensino.


Veja o que já publicamos sobre o assunto:

TEMPORADA DE OCUPAÇÃO IX: ALARIPE CERTIFICADO

MEU CANUDO DE PAPEL

TEMPORADA DE OCUPAÇÃO II

Adicionar comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Entre os termos de uso do espaço para comentários estão a restrição a comentários racistas, misóginos e homofóbicos, além de xingamentos e apologias ao uso de drogas ilícitas, crimes inafiançáveis ou proselitismo partidário. Os comentários serão moderados ou recusados para evitar excessos.


Código de segurança
Atualizar